07 February 2015

151 - ALMOÇO-CONVÍVIO COMEMORATIVO DO 9º ANIVERSÁRIO DO GRUPO DE AMIGOS DA GORONGOSA (GAG)




http://amigosdagorongosa.blogspot.pt/

CIRCULAR Nº 1/GAG/2015

ALMOÇO-CONVÍVIO COMEMORATIVO DO 9º ANIVERSÁRIO DO GAG

                                                       - 28 DE MARÇO DE 2015 -

1 – INTRODUÇÃO


Como tem sido tradição depois da nossa fundação, em 2007, o GAG comemora anualmente os seus aniversários realizando um almoço-convívio que nos últimos anos  ultrapassou todas as expectativas no que respeita ao número de participantes, sempre crescente.

Habitualmente, fazíamos esses convívios na cidade de Lisboa, aproveitando a presença das delegações Moçambicanas na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que com regularidade participaram nos mesmos, nomeadamente os representantes do Parque Nacional da Gorongosa.

No convívio de 2013, a delegação do PNG  incluiu, pela primeira vez, o filantropo americano Greg Carr, figura responsável pelos grandes sucessos alcançados na recuperação do Parque a partir de 2005, altura  em que ali se envolveu com  um   projecto financiado pela sua própria fundação – a Carr Foundation/Gorongosa Restoration Project.

No discurso que então fez, Greg Carr manifestou o desejo de que o GAG alargasse os seus convívios a outras cidades do país, nomeadamente Coimbra e Porto. Assim o fizemos em 2014, em Coimbra, com grande sucesso (cerca de 150 pessoas presentes), e vamos fazê-lo, este ano, no Porto. Tal como nos dois anos anteriores, Greg Carr estará presente no nosso convívio, deslocando-se especialmente dos EUA.

Como é habitual nos nossos convívios de aniversário, o GAG terá o seu convidado de Honra, que este ano será a ilustre jornalista da SIC, Cândida Pinto , que ao serviço desta cadeia de televisão , desenvolveu relevantes trabalhos de reportagem sobre o Parque Nacional da Gorongosa , sua fauna e suas gentes. É uma amiga de longa data  e honra-nos muito a sua presença.

Será com enorme prazer contarmos também com a presença de vários convidados do Parque Nacional da Gorongosa, que incluirão entidades oficiais e privadas, representantes consulares, membros da comunidade científica das Universidades de Coimbra e Porto, comunicação social, etc.

 O Parque Nacional da Gorongosa é considerado o mais belo santuário da fauna bravia  de África, quer pela sua beleza paisagística, quer pelo conjunto de ecossistemas que engloba e, ainda, pela enorme variedade e quantidade de espécies que alberga. É incontestável esta asserção, que sendo embora dos tempos áureos da década de 60, (antes do período negro da guerra civil, 1977/1992, em que o Parque foi devastado e as suas espécies dizimadas em mais de 90%), se mantém na actualidade devido aos excelentes resultados obtidos nos últimos anos na sua recuperação. Algumas das espécies ultrapassaram já, em larga escala (estamos a falar em milhares), os efectivos do período colonial.

Estes progressos, só por si, são motivo de grande admiração por quem tem vindo a tornar possível o regresso da Gorongosa aos seus melhores tempos. Daí que o GAG se preocupa, cada vez mais, em trazer para o nosso seio mais e mais Amigos, para sermos uma força viva que garanta a transmissão às gerações futuras da nossa terra o gosto pela conservação da Natureza em geral e, particularmente, pela Gorongosa, que os portugueses criaram e souberam preservar com todo o seu esplendor até ao dia da independência de Moçambique. (Ver AQUI dados históricos sobre o Parque. Ver AQUI o "website" oficial do Parque).

A presença em massa de Amigos da Gorongosa neste próximo almoço-convívio, quer sejam já membros aderentes do GAG, ou os que pela primeira vez se juntam a nós, será uma afirmação de que continuamos a amar a Gorongosa e a manter viva a paixão por este grande Parque, que é património mundial da humanidade.

Desejamos, por último, solicitar a todos os Amigos que receberem esta Circular, ou simplesmente a vejam nas redes sociais onde largamente vai ser divulgada, que a transmitam às pessoas das suas relações, sobretudo àquelas que, tal como nós, gostam de Moçambique e do seu maravilhoso Parque da Gorongosa, que é, repetimos, .o mais belo santuário da vida bravia de África.

Outra força não nos move, como Amigos, que não seja continuar a amá-lo e a divulgar os seus sucessos!


2 – LOCAL DO EVENTO

Restaurante da Fundação Cupertino de Miranda
 Av. Boavista, 4245
4100-140 PORTO

COORDENADAS GPS PARA MELHOR LOCALIZAÇÃO:

N   41°  9' 54''
W  8°  40' 19''


NOTA: Consultar as páginas do Restaurante em

3 -  PROGRAMA

Data: 28 de Março de 2015
Horário:
- Das 12H00 às 13H00 - Concentração no recinto e hall de entrada do Restaurante
- Das 13H00 às 15H00 – Almoço
- Das 15H00 às 17H00 – Exibição de Filmes recentes do PNG; Discursos;
Apresentação dos seguintes Livros sobre a Gorongosa: 

          - "Uma Janela para a Eternidade", da autoria do famoso e consagrado cientista americano Edward O. Wilson, que tem desenvolvido na Gorongosa importantes trabalhos de investigação e foi já distinguido com a atribuição do seu nome ao Labotarório de Biodiversidade, construído no Parque (Chitengo) e inaugurado  em Março de 2014;

           - "Contos da Gorongosa"recolhas de Domingos Muala e Virlana Tkacz.

          (Ver fotos dos Livros no ANEXO I)

4 – MENU DO ALMOÇO 

Aperitivos diversos.
Sopa : creme de alho francês;
Prato de peixe : Arroz de Tamboril com gambas;
Prato de carne : Miminhos grelhados com bacon;
Sobremesa : Fruta laminada / papos d ´anjo.
Vinhos, Águas, Sumos e Cafés.   
 NOTA: Possibilidade de alternativa para pessoas com dieta especial ou vegetarianos, avisando o chefe de sala à chegada .

5 – PREÇO DO ALMOÇO

      Adultos: 27,00  €
      Crianças  até aos 4 anos: Grátis
      Crianças dos 5 aos 10 anos: 50% do preço (Após os 10 anos preço de adulto)
     
      - As inscrições normais e respectivo  pagamento terminam dia 16 de Março, data limite para apresentarmos ao Hotel o nº de participantes. De 17  até ao dia 27 de Março aceitam-se inscrições com a penalização de 6,00 € por pessoa. No dia 28 (dia do almoço) só se aceitam inscrições se houver vagas no restaurante, devendo nestes casos o pagamento  ser efectuado em numerário aos responsáveis do controlo das entradas.
NOTA: Para as pessoas inscritas no dia do almoço poderá haver alteração de menu caso o Hotel não disponha das quantidades suficientes dos "pratos" marcados.

6 – INSCRIÇÃO E FORMA DE PAGAMENTO

       - Ficha de inscrição e NIB  AQUI
       - Pelo email grupodeamigosdagorongosa@gmail.com

7 – CONTACTOS

                   GERAL
                   - grupodeamigosdagorongosa@gmail.com

                   RESPONSÁVEIS PELO PROCESSO DE INSCRIÇÃO
                   - Maria de S. José Santos - Telem. 962555350; e_Mail  mizecoimbra@gmail.com
                   - Fernando  Gil  - Telem.  962595102; e_Mail   fergil@netcabo.pt
               

SAUDAÇÕES AMIGAS DOS MEMBROS DO NÚCLEO COORDENADOR DO GAG
                 - Maria de S. José Santos

                 - Graça Moreira

                 - Celestino Gonçalves

                 - José Canelas de Sousa

                 - Vasco Galante

                 - Fernando  Gil

                 - Luís Fernandes

Lisboa, aos 06  de Fevereiro de 2015



UMA JANELA PARA A ETERNIDADE                          “CONTOS DA GORONGOSA”
                                                                                        
   Versão em Português do livro                                   Versão em Português  
                                                                                         Recolhas de
    do PROF. EDWARD O. WILSON                              Domingos Muala e Virlana Tkacz
                                                                         

1 comment:

Kirongozi said...

Gostaria de recomendar o livro "O Chamado da África: Caçadas e Andanças de um Caçador Solitário pela África Equatorial Francesa e Barotseland", com as histórias do caçador brasileiro Jorge Alves de Lima, também conhecido por "Kirongozi".

O Chamado da África é um livro que não pode ser lido fora de seu contexto histórico: a África Equatorial durante os anos de 1940 e 1950 vista pelos olhos de um caçador profissional. Uma obra que, sem fazer a menor concessão ao politicamente correto, a exemplo de seu autor, expressa caráter e opiniões fortes.

Mais informações aqui: http://www.kirongozi.com/#!livros/c1p4r