24 June 2015

156 - PNG CELEBRA IMPORTANTE ACORDO DE PARCERIA NA ÁREA DA INVESTIGAÇÃO







COMUNICADO DE IMPRENSA PARA DISTRIBUIÇÃO IMEDIATA


 O “Howard Hughes Medical Institute” 
anuncia apoio à educação científica no Parque Nacional da Gorongosa 

Segunda-feira, 22 de Junho de 2015

 O “Howard Hughes Medical Institute” (HHMI) anunciou um apoio para os próximos cinco anos no montante de $2,3 milhões de dólares para actividades educativas e para o desenvolvimento de infra-estruturas do Laboratório de Biodiversidade E.O. Wilson no Parque Nacional da Gorongosa (PNG) em Moçambique. 

O programa será levado a cabo pelo Projecto de Restauração da Gorongosa (PRG), uma organização Americana de carácter filantrópico que nos últimos dez anos tem desenvolvido um esforço extraordinário para restaurar o Parque Nacional da Gorongosa. O PRG tem estado na linha da frente no combate à perda de biodiversidade – um dos temas mais importantes do ponto de vista biológico e ambiental do mundo actual. 

A USAID é um doador e assessor do PRG e o Embaixador dos EUA, Douglas Griffiths, afirmou: “A Gorongosa é um lugar mágico, não apenas enquanto reservatório de biodiversidade, mas também pela confluência de cientistas, ambientalistas e especialistas em desenvolvimento, que trabalham para compreender e melhorar o nível de vida das pessoas que vivem em torno do Parque. Estamos muito satisfeitos que o “Howard Hughes Medical Institute” se esteja a associar a uma das mais produtivas parcerias público-privadas do mundo para a área da conservação. Este apoio irá inspirar uma nova geração de Moçambicanos e cientistas internacionais para explorar os mistérios da vida no nosso planeta.

” O Parque Nacional da Gorongosa e a sua zona tampão abrange cerca de 10.000 quilómetros quadrados no Grande Vale do Rift Africano no centro de Moçambique. Moçambique alcançou a independência de Portugal em 1975, mas a guerra civil que se seguiu teve consequências pesadas para o país e para a Gorongosa. Em 2008, o governo de Moçambique assinou uma parceria público-privada por 20 anos com o PRG, uma organização sem fins lucrativos criada pela Fundação Carr.

 "Os jovens Moçambicanos estão desejosos de estudar ciências da conservação e este apoio da HHMI irá tornar possível a formação de uma geração de Moçambicanos em diversas disciplinas, que depois irão gerir a Gorongosa e outros parques nacionais e reservas em todo o país.", disse Mateus Mutemba, Administrador do PNG. “Este apoio do HHMI será também utilizado para melhorar as capacidades literárias básicas de membros do pessoal do Parque vindos das comunidades vizinhas, bem como na formação de futuros líderes de conservação.


” Douglas Griffiths, Embaixador dos EUA em Moçambique, Sean Carroll, Vice-Presidente para a Educação Científica, HHMI, Mateus Mutemba, Administrador do Parque Nacional da Gorongosa e Greg Carr, Presidente do "Gorongosa Restoration Project".

Durante os últimos dez anos, o PRG tem apoiado os agricultores locais, construiu postos de saúde e escolas, reconstruiu infra-estruturas do Parque, contratou e treinou fiscais, reintroduziu diversas espécies animais no ecossistema e restabeleceu a indústria do turismo na Gorongosa. Em 2014, o PRG comemorou mais um marco significativo com a inauguração do Laboratório de Biodiversidade E.O. Wilson, o qual está comprometido em aumentar quer a investigação no Parque quer o ensino científico a estudantes Moçambicanos.

 O apoio do HHMI será usado para apoiar funcionários do PNG, novos programas educacionais e infra-estruturas de salas de aula no Laboratório de Biodiversidade E.O. Wilson no Parque. O financiamento terá início em Julho de 2015. 

“O HHMI irá ajudar a construir a capacidade científica vital para a gestão dos extensos recursos de biodiversidade do Parque e de Moçambique", disse Sean B. Carroll, PhD., Vice-Presidente para a Educação Científica no HHMI.

 "O Parque Nacional da Gorongosa é uma das jóias da coroa de África, e também é igualmente importante como um destino para o ensino da ciência. Esta formação irá desenvolver a capacidade científica em Moçambique, e irá pagar dividendos a longo prazo, através da preservação da biodiversidade e da ajuda à administração do vasto sistema de parques e reservas nacionais deste país."

   *   *   *   *   *

 “Howard Hughes Medical Institute” 

O “Howard Hughes Medical Institute” desempenha um papel de relevo no avanço da investigação e da educação científica nos Estados Unidos. Os seus cientistas, espalhados pelo país e por todo o mundo, fizeram descobertas importantes que promovem a saúde humana e a nossa compreensão fundamental da biologia. O HHMI também tem como objectivo transformar a educação científica num esforço criativo e interdisciplinar que reflicta a emoção da investigação feita com profundidade. www.hhmi.org 

O Projecto de Restauração da Gorongosa integra quer a conservação quer o desenvolvimento humano com a noção de que um ecossistema saudável irá beneficiar os seres humanos, os quais por seu turno ficarão motivados para apoiar os objectivos do Parque Nacional da Gorongosa. 

###
 Se desejar receber mais informações sobre este assunto, ou se pretender marcar uma entrevista com as pessoas envolvidas no projecto, por favor ligue para Vasco Galante através de +258 822970010 ou envie email para vasco@gorongosa.net. 

Para informações de carácter genérico, por favor consulte www.gorongosa.org

(Fim de citação)


NOSSO COMENTÁRIO
O Grupo de Amigos da Gorongosa regozija-se com esta notícia acabada de receber do director de comunicação do PNG, Dr. Vasco Galante e felicita os responsáveis da Administração do Parque e  do Projecto de Restauração da Gorongosa, respectivamente, Dr. Mateus Mutemba e Greg Carr, pelo importante acordo de parceria na área da investigação que muito contribuirá para o desenvolvimento deste ramo  já em franco progresso no Parque com a criação do Laboratório de Biodiversidade E.
O. Wilson.

Lisboa, 23 de Junho de 2015

Celestino Gonçalves
(Membro do NC do GAG)

07 June 2015

155 - GRANDE REPORTAGEM SOBRE A SITUAÇÃO CAÓTICA DA FAUNA EM MOÇAMBIQUE






"GOLPE" NO TURISMO CINEGÉTICO

GRANDE REPORTAGEM DA TV ESTATAL MOÇAMBICANA REVELA O ESTADO CAÓTICO A QUE CHEGOU A GRANDE FAUNA BRAVIA DAS PROVINCIAIS DE CABO DELGADO E NIASSA, NOMEADAMENTE O ELEFANTE, QUE NOS ÚLTIMOS ANOS TEM SIDO ALVO DE ABATES INDISCRIMINADOS POR PARTE DE CAÇADORES FURTIVOS  ALTAMENTE PREPARADOS PARA ENFRENTAREM QUALQUER TIPO DE FISCALIZAÇÃO.

DÓI-NOS O CORAÇÃO PELAS BARBARIDADES QUE SÃO COMETIDAS DIARIAMENTE, QUE TUDO INDICA VÃO LEVAR OS ELEFANTES AO EXTERMÍNIO, TAL COMO JÁ ACONTECEU COM OS RINOCERONTES, MAS TAMBÉM PELA NEGLIGÊNCIA (POR VEZES ATÉ CONIVÊNCIA) DE ALGUNS AGENTES DA AUTORIDADE E FALTA DE MEIOS ADEQUADOS PARA FAZER FACE À DESENFREADA E SOFISTICADA CAÇA FURTIVA QUE NOS ÚLTIMOS ANOS FOI INTENSIFICADA EM MOÇAMBIQUE.

EIS O QUE A PROPÓSITO DESTA REPORTAGEM O NOSSO COLEGA DO NÚCLEO COORDENADOR DO GRUPO DE AMIGOS DA GORONGOSA, JOSÉ CANELAS, ESCREVEU:

"EXCELENTE Reportagem sobre o flagelo da Caça furtiva em Africa.
Este tipo de reportagem e imagens em televisão, permite divulgar muito melhor a " mensagem " deste crime que recorrentemente ao longo de décadas afecta não só Moçambique, mas grande parte do continente africano .

O facto de já existir legislação condenando, proibindo e punindo os infractores é bom . IMPORTANTE agora é por em prática essa legislação, com uma eficiente fiscalização por entidades NÃO corrompíveis . Fiscalizar em áreas tão vastas, custa muitos milhões, que só verbas do Turismo cinegético, podem de momento não chegar. Tem de haver uma grande sensibilização de todos para que cada um colabore, denunciando práticas furtivas que prejudicam todos.

O exemplo do que Greg Carr está a fazer no PNG deveria ser replicado por todo o país . Mas para isso deveriam haver investidores com um perfil filantrópico idêntico ao do Greg Carr.... Não será fácil, porque os milagres são raros ...
Felizmente há inúmeras organizações internacionais preocupadas com estes problemas de Caça furtiva e o Governo moçambicano deve estar atento a esses apoios, para bem do futuro dos riquíssimos ecossistemas que felizmente Moçambique AINDA possui ."









VER O VÍDEO AQUI


 As fotos aqui inseridas foram retiradas, com a devida vénia, da página do Facebook com o nome deste logotipo e que recomendamos pela excelência das suas intervenções na defesa da fauna bravia de Moçambique. Clicar no logo

Lisboa, 8 de Junho de 2015
Celestino Gonçalves


06 June 2015

154 - PARQUE DA GORONGOSA AGRACIADO PEL0 PRESIDENTE DA REPÚBLICA PORTUGUESA







PARQUE NACIONAL DA GORONGOSA AGRACIADO PELO PRESIDENTE DA
REPÚBLICA PORTUGUESA POR OCASIÃO DO DIA DE PORTUGAL

NOTÍCIA DA LUSA - BOLETIM DE MOÇAMBIQUE, DE 05-06-2015
   MOÇAMBIQUE

Presidência portuguesa reconhece papel da Gorongosa na divulgação de Moçambique

Maputo - A condecoração do Parque Nacional da Gorongosa como Membro Honorário da Ordem do Mérito, anunciada na quinta-feira pela Presidência portuguesa, representa o reconhecimento do esforço da principal área protegida de Moçambique para a divulgação deste país a nível internacional.
Segundo um comunicado enviado na sexta-feira à Lusa pela Embaixada de Portugal em Maputo, o esforço do Parque Nacional da Gorongosa aumentou também "o interesse de cientistas e de turistas, incrementando assim por esta via ainda mais a boa reputação do país". 
(Fim de citação)


N0SS0 COMENTÁRIO
Foi com grande satisfação que o Grupo de Amigos da Gorongosa recebeu esta agradável notícia vinda directamente do Departamento de Comunicação do PNG e confirmada no site oficial da Presidência da República.

Estão de parabéns os responsáveis pela recuperação daquele famoso santuário da vida bravia de Moçambique e de África em geral, que após a independência deste país veio a sofrer uma devastação quase total devido ao conflito armado interno que decorreu de 1977 a 1992 e aos dois anos seguintes,  que embora em clima de paz foi fustigado por hordas de caçadores furtivos idos das cidades, vilas e povoações daquela região central (Província de Sofala) que se aproveitaram do vazio de administração, somente reinstalada em 1994, para causarem autênticos massacres nas espécies mais significativas do Parque.

Está de parabéns o governo de Moçambique, que graças à política conservacionista seguida não só na Gorongosa como em todas as restantes áreas de conservação do País (Parques, Reservas e Coutadas), conseguiu evitar o colapso total da fauna, pese embora, nos últimos anos, se venha a verificar a progressiva destruição de certas espécies, nomeadamente elefantes e rinocerontes, cujos troféus são valiosos nos países asiáticos, nomeadamente China e Vietname. 

A presença de uma representação do PNG na edições anuais da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), desde 2007, assim como o interesse dispensado pelos nossos representantes diplomáticos em Moçambique  aos problemas da conservação neste país, patrocinando parcerias em certas áreas de desenvolvimento, nomeadamente na Gorongosa, naturalmente que têm sido objecto de atenção por parte dos mais altos representantes do Estado e do Governo de Portugal, já antes patenteada pelo próprio Presidente da República que recebeu, em 3 de Dezembro de 2012, em audiência no Palácio de Belém, uma delegação do  Parque constituída pelo seu administrador Dr. Mateus Mutemba, pelo Embaixador de Moçambique em Portugal Dr. Jacob Jeremias Nyambir e por Greg Carr, o filantropo americano que a partir de 2005 impulsionou e obteve grandes sucessos com a recuperação do Parque.

O Grupo de Amigos da Gorongosa, criado em 2007, precisamente o primeiro ano de presença de uma representação do PNG na BTL, tem desempenhado o papel de difusão  daquele maravilhoso Parque no nosso país, contando já com algumas centenas de aderentes e alguns milhares de visitantes assíduos às suas páginas na Internet. Os seus membros regozijam-se, pois,  com esta distinta condecoração, felicitando vivamente a direcção do Parque chefiada pelo Dr. Mateus Mutemba, o filantropo Greg Carr co-dirigente do Projecto de Restauração da Gorongosa financiado pela sua própria Fundação,  assim como aqueles que, anos antes e em circunstâncias (financeiras e políticas) menos favoráveis, foram decisivos no início da recuperação do Parque, destacando-se nessa difícil tarefa os distintos técnicos de fauna moçambicanos, Dr. Baldeu Chande e Engº Roberto Zolho. Naturalmente que estas felicitações são também dirigidas aos técnicos e trabalhadores que  colaboraram com estas destacadas figuras a quem Moçambique deve a recuperação da Gorongosa, património mundial da humanidade.

Lisboa, 6 de Junho de 2015

Celestino Gonçalves
(Membro do NC do GAG)


 SEGUE-SE O DOCUMENTO OFICIAL DAS CONDECORAÇÕES DO DIA DE PORTUGAL, A 10 DE JUNHO CORRENTE, EXTRAÍDO DO SITE OFICIAL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA PORTUGUESA - http://www.presidencia.pt/?idc=10&idi=93452


Condecorações atribuídas pelo Presidente da República a personalidades das Comunidades Portuguesas e a cidadãos estrangeiros, por ocasião do Dia de Portugal
Por ocasião do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, o Presidente da República agraciou várias personalidades das Comunidades Portuguesas da Diáspora e cidadãos estrangeiros com condecorações que serão oportunamente entregues.
É a seguinte a lista das personalidades agraciadas:
Antigas Ordens Militares:
Ordem de Sant’Iago da Espada
  • Ronald A. DePinho - EUA (Comendador)
Ordens Nacionais:
Ordem do Infante D. Henrique
  • Alberto Nuñez Feijóo – Espanha (Grã-Cruz)
  • Ernest Moniz – EUA (Grã-Cruz)
  • António-Serge de Pinho Campinos – Bélgica (Grande-Oficial)
  • Fernando Frutuoso de Melo – Bélgica (Grande-Oficial)
  • João Aguiar Machado – Bélgica (Grande-Oficial)
  • Luís Matos – EUA (Grande-Oficial)
  • Roberto Irineu Marinho – Brasil (Grande-Oficial)
  • Cristina Robalo Cordeiro – Marrocos (Comendador)
  • Daniel Malcolm Cameron – Reino Unido (Comendador)
  • Emanoel Alves Araújo – Brasil (Comendador)
  • Rubens Ermírio de Moraes – Brasil (Comendador)
  • José António Silva e Sousa – Espanha (Comendador)
  • Marie Hélène Piwnik – França (Comendador)
  • Markus Kerber – Alemanha (Comendador)
  • Marta Vieira Pires – Argentina (Comendador) – A título póstumo
  • Teresa Presas – Bélgica (Comendador)
  • Peter Pereira – EUA (Oficial)
Ordens de Mérito Civil:
Ordem do Mérito
  • Irmã Lúcia Pereira Rodrigues Cândido – S. Tomé e Príncipe (Grande-Oficial)
  • Abílio Morgadinho Laceiras – França (Comendador)
  • António Eduardo Gil Figueira - Namíbia (Comendador)
  • António Pereira Marques - França (Comendador)
  • Gentil Moreira de Sousa – Brasil (Comendador)
  • Helena Silva Marques Hughes – EUA (Comendador)
  • Inácio Afonso de Gouveia Pereira – Venezuela (Comendador)
  • José António dos Santos Valentim – África do Sul (Comendador)
  • Laurentino de Sousa Esteves – Canadá (Comendador)
  • Martha Mesquita da Rocha – Brasil (Comendador)
  • Paulo Manuel Pires dos Santos Almeida – Brasil (Comendador)
  • Rogério Oliveira - Luxemburgo (Comendador)
  • Analido Mendes Amaro – Argentina (Oficial)
  • Parque Nacional da Gorongosa – Moçambique (Membro Honorário) (a)
Ordem do Mérito Empresarial
Classe do Mérito Comercial
  • Paula Maria Ramos dos Santos Caetano – África do Sul (Comendador)
(Fim de citação)
(a) - o sublinhado é nosso

01 June 2015

153 - CERIMÓNIA DE ABERTURA DA ÉPOCA TURÍSTICA DE 2015 NA GORONGOSA



SITE OFICIAL DO PNG



Parque Nacional da Gorongosa
abriu as portas para a época turística 2015


Comunicado de Imprensa acabado de receber do director de comunicação do PNG

“O Parque Nacional de Gorongosa situa-se no grande Vale do Rift onde a nossa espécie humana evoluiu. Proteger a Gorongosa é cuidar do nosso próprio berço,” disse Greg Carr, Presidente do Projecto de Restauração da Gorongosa, na ocasião da abertura da época turística 2015, havida no dia  22 de Abril, no acampamento de Chitengo, Parque Nacional da Gorongosa.

O acto de abertura da época turística no PNG foi presidido pelo Director Provincial do Turismo de Sofala e contou com a participação da Directora Provincial para a Coordenação da Acção Ambiental, dos Administradores Distritais de Gorongosa, Nhamatanda, Maríngue, e Cheringoma, do Presidente do Conselho Municipal da Gorongosa acompanhados pelos respectivos Directores dos Serviços Distritais de Actividades Económicas, da Saúde, Mulher e Acção Social, da Educação, Juventude e Tecnologia e dos respectivos Comandantes Distritais da Polícia da República de Moçambique. Tomaram também parte no evento Juízes Presidentes e Procuradores  Distritais, que se juntaram aos líderes comunitários das 16 comunidades que circundam o Parque (régulos, saphandas, fumos e membros dos comités de gestão dos recursos naturais), os gestores e trabalhadores do Parque bem como do Operador turístico Turvisa, responsável pela gestão do Girassol Gorongosa Lodge & Safaris. Foi também destacada a presença de alguns convidados, representantes de entidades nacionais e estrangeiras parceiras do Parque. 



Parte dos presentes na abertura da época turística 2015 no Parque Nacional da Gorongosa


O programa do evento consistiu de uma deposição de flores nas campas de Traquino e João Chitengo, líderes tradicionais que estão associados à realização de cerimónias de evocação dos antepassados da família Chitengo e que são uma parte importante da vida do parque. Seguiu-se a realização de duas cerimónias tradicionais, uma conduzida pela família Nhanguo e outra pela família Chitengo, ambas tidas como guardiãs da vida espiritual daquela secção do Parque.



Mbhamba, uma cerimónia ancestral praticada na Gorongosa, serviu para pedir
aos antepassados a bênção para as actividades da época de 2015 

Seguiu-se a inauguração de um refeitório moderno, construído de raiz, para beneficiar aos trabalhadores do Parque.



Imagem do refeitório dos trabalhadores, construído pela equipa de infra-estruturas do PNG

Deram-se então início aos discursos de alguns intervenientes com vista a declarar a abertura da época turística.

Para Paulo Majacunene, Administrador do distrito da Gorongosa, o turismo que cresceu a ritmo acelerado até 2012 no Parque Nacional da Gorongosa galvanizou a economia da Gorongosa e de Moçambique. Porém, a instabilidade política em 2013 e 2014 fez retroceder as actividades turísticas no Parque assim como em unidades de hotelaria na região. A abertura da época turística de 2015 no Parque acontece num período em que o retorno à paz na Gorongosa já permite o reactivar das actividades que nos últimos dois anos foram difíceis de serem desenvolvidas. O Parque recebeu em 2014, um total de 1.147 visitantes e 1.244 hóspedes no ano de 2013 quando nos anos anteriores (2012 e 2011) a média de visitantes oscilava entre 6.500 e 7.000.

Falando dos progressos e desafios do Parque, o Administrador do Parque Nacional da Gorongosa, Mateus Mutemba, relembrou aos administradores dos distritos circunvizinhos, juízes, procuradores, comandantes distritais, régulos e aos membros das comunidades locais presentes na cerimónia a importância económica e social do Parque para os Distritos vizinhos. Disse também que a fauna e a flora do Parque são o principal produto para o turismo e que a protecção dos animais dentro do Parque só é possível com o envolvimento e cooperação de todos na aplicação das leis e regulamentos de conservação, bem como na mobilização das populações para aderirem às boas práticas de conservação da natureza.



Mateus Mutemba, Administrador do PNG,  pedindo mais cooperação de todos para a preservação da biodiversidade e promoção do desenvolvimento humano na região da Gorongosa

Para o Administrador Mutemba, os estabelecimentos populacionais, a abertura de machambas e prática de outras actividades de subsistência dentro dos limites do Parque da Gorongosa, incluindo a caça e pesca furtivas, representam um perigo para a sustentabilidade do Parque. Explicou em seguida que o grande investimento que o Parque tem feito na promoção do desenvolvimento humano na sua zona tampão visa encorajar as populações a manterem-se fora dos limites do Parque e a reconhecerem a importância de um PNG com habitats e ecossistemas saudáveis para o desenvolvimento delas próprias. “Preservar o Parque Nacional da Gorongosa, como um dos patrimónios do Estado e fonte de orgulho de Moçambique e de geração de riqueza, é responsabilidade de todos nós,” sublinhou Mutemba.

Dirigindo-se aos presentes durante o acto de declaração de abertura da época,  Aníbal Nhampossa, Director Provincial do Turismo da Província de Sofala. Disse “O Parque Nacional da Gorongosa é o nosso orgulho e nosso cartão de visitas na província de Sofala. Abrimos hoje a época turística 2015 endereçando os nossos votos de muitos sucessos aos turistas, operadores turísticos e trabalhadores do Parque Nacional da Gorongosa.”



Aníbal Nhampossa, Director Provincial de Turismo, no momento do corte da fita que marcou a abertura oficial da época turística 2015

Em seguida foi proporcionado um safari inaugural às individualidades presentes, que puderam observar a espantosa diversidade das espécies faunísticas do PNG.

No regresso do safari tiveram lugar actividades culturais animadas pelo grupo cultural Chibango, da Vila da Gorongosa e um almoço foi servido a cerca de 200 pessoas no Chikalango, o restaurante principal daquela estância turística."

(Fim de citação)

NOTA À MARGEM

É com muita satisfação que o Núcleo Coordenador do Grupo de Amigos da Gorongosa publica nesta sua página a notícia da cerimónia de abertura oficial da época turística de 2015 no PNG, onde podemos ler que estão reunidas as condições para que as actividades normais que haviam sido afectadas nos anos de 2013 e 2014 possam decorrer e os turistas ali afluam como vinha acontecendo anteriormente.

Felicitamos a direcção do Parque e do seu Projecto de Restauração, pela bonita cerimónia que aqui fica descrita e desejamos os maiores sucessos neste ano naquele restaurado santuário da vida bravia, muito bem descrito pelo seu Administrador Dr. Mateus Mutemba durante o seu discurso.

Agradecemos ao Dr. Vasco Galante, director de comunicação do Parque, o envio do comunicado de imprensa acima transcrito, assim como as fotografias das cerimónias desse dia.

Lisboa, 1 de Junho de 2015

Celestino Gonçalves
(Membro do NC do GAG)